O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) “é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio”. Porem, infelizmente o Estado do Amazonas não vem apresentado resultados satisfatórios e, com isso, não devemos apresentar culpa dos estudantes e nem dos professores, mas sim, um incentivo à busca de novos métodos que possam aprimorar a qualidade da estrutura da educação no Estado.
Neste contexto, podemos afirmar que o Projeto surgiu como um importante instrumento na contextualização das técnicas de avaliação do ENEM com a realidade do Estado do Amazonas através as oficinas oferecidas pelo projeto.
Para tanto o projeto somou não só a aprendizagem cognitiva sobre as diversas de contextualizar os campos do conhecimento que os auxiliem no desempenho da decência, mas especialmente a mudança de atitude, dialeticamente crítica sobre o a realidade do ENEM e a prática educacional.
A oficina representou uma oportunidade de conhecer, através de observação e da prática da dinâmica da elaboração de itens, associando-os tanto ao currículo escolar quanto a problemática ou situações cotidianas da sociedade. Ajudou também, a desenvolver uma dimensão importante das atividades dos educadores e de atitudes investigativas, que é a base indispensável à construção de uma ação pedagógica eficaz e adequada à realidade.
Ficam aqui os agradecimentos em nome de todos os educadores Coarienses, ao Governador do Estado Omar Azis, ao Secretario de Educação Gedeão Timóteo Amorim, aos tutores, professores, e aos demais funcionários, pela imensa colaboração dedicada a esta atividade, já que, os resultados obtidos foram considerando como satisfatório, nesse curto período de curso, visto que, o mesmo proporcionou uma postura de mudança na prática pedagógica.
Parabenizo a todos professores que participaram deste curso, em especial os professores da Escola Maria Almeida do Nascimento que compareceram em peso todos os dias...
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